domingo, 22 de janeiro de 2012

Incentivo a participar dos campeonatos!!!


Muitas pessoas acham que os campeonatos em geral são só para os bons, os mais rápidos, os mais treinados, e que não teriam talento para competir, afinal a mídia nos passa essa imagem sobre campeonatos do Brasil e do mundo, onde quem participa só chegaram lá por serem muito talentosos. Muitos iniciantes acham que os campeonatos de cubo mágico são a mesma coisa. Imaginam que se resolverem devagar ou se errarem, passariam vergonha, portanto nem se inscrevem. Muitos que não conhecem os campeonatos de cubo mágico acham que é sempre um clima de tensão e que os competidores se entreolham com um ar de disputa. Quase todos os iniciantes que sabem resolver cubo mágico não se auto-nomeiam cubistas.

A partir do momento que um amigo incentiva outro a participar para conhecer, todo o conceito de campeonato que ela tinha anteriormente muda completamente, pois ele passa a conhecer realmente o propósito dos campeonatos no Brasil.

O campeonato de cubo mágico brasileiro está na sua 15ª edição. É um "esporte" novo no Brasil, o primeiro campeonato aconteceu somente em 2007. Até hoje, poucas pessoas sabem resolver, e pouquíssimas se dedicam a resolver rápido com métodos avançados. Portanto, quando se participa de um campeonato, se está principalmente adquirindo a entrada para um grupo de amizades, onde todos se apoiam e trocam idéias interessantes para ajudar um ao outro. Aqueles que montam em 15 segundos torcem para os que montam em 3 minutos conseguirem melhorar seus tempos oficiais. Um exemplo disso aconteceu no campeonato do SESC Santos 2010, onde uma menina que havia aprendido 1 dia antes e que nem tinha intenção de participar, conseguiu resolver em 9 minutos e 54 segundos, onde o limite é de 10 minutos. Ela só não foi a mais aplaudida por todos pois nesse campeonato outro competidor bateu o recorde sulamericano no 3x3x3.

Para aqueles que não sabem resolver o cubo mágico, nos campeonatos sempre há muitos com boa vontade de ensinar. Os campeonatos são abertos ao público, qualquer um pode visitar e conhecer este mundo diferente, assistir as resoluções de outros competidores nas 19 modalidades oficiais diferentes, algumas com 1 mão, outras com os olhos fechados, e conhecer os cubos mágicos de variados tipos e formas.

Portanto, do contrário do que todos imaginam, nos campeonatos em geral não costuma haver competição! A única disputa que realmente importa para um iniciante é consigo mesmo, para melhorar seus próprios tempos com o apoio dos outros participantes. Para participar, basta saber resolver o cubo mágico, nem que seja um 2x2x2, para se tornar um cubista legítimo! É até melhor que os iniciantes, num primeiro campeonato, não façam um tempo bom, para que nos próximos com certeza tenham um gostinho melhor por estarem batendo os próprios recordes oficiais com facilidade.

A turma de amigos do cubo mágico está convidando todos vocês, cubistas de qualquer categoria, a participarem! Por isso, deixem o medo e a vergonha de lado, peguem seus cubos e se inscrevam! Vocês vão ver como é divertido participar, assistir e se admirar com os monstros na arte dos cubos, e ao mesmo tempo registrar um tempo oficial no ranking mundial da WCA, mesmo que seja o pior de todos.

O que vale mesmo é se divertir, e nisso o cubo mágico tem de sobra!

por: Fabio Bini (sbcubos.com) - "Have Fun"

2 comentários:

  1. Somos todos amigos, que o nosso único adversário seja o cronômetro!

    ResponderExcluir
  2. Poderia me informar sobre o local e data designada. Existe a possibilidade de assistir a competição. Adoro montar e desmontar o meu cubo e queria ver a competição. Abraços

    ResponderExcluir